Projeto que estimula o hábito e o prazer pela leitura e escrita, ampliando a visão de mundo e os conceitos de cidadania dos participantes, por meio do contato direto com o processo de criação artístico-literária e com autores contemporâneos.Já passaram pelo projeto autores como: Ignácio de Loyola Brandão, Arnaldo Antunes, Lourenço Diaféria, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Ziraldo, Adélia Prado, Walcyr Carrasco, Luiz Puntel, Marina Colassanti, Fernando Bonassi, Ana Maria Machado, Eva Furnari, Fanny Abramovith, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Menalton Braff, Fabrício Carpinejar, Daniel Munduruku, Marçal Aquino, Rubem Alves, César Obeid, Heloisa Prieto, Ricardo Filho, Mary França e Eliardo França.
Durante os meses de setembro, outubro e novembro, mais um módulo do projeto realiza-se, dessa vez, com a escritora e ilustradora Eva Furnari.

13 junho 2007

Carta de Fernando Bonassi para Danilo Santos de Miranda

São Paulo, 07 de julho de 2003

Prezado Danilo;

Acabo de chegar do SESC Catanduva, onde participei do evento Encontro Marcado com o Fazer Literário e aproveito que a satisfação ainda está fresca no meu coração pra te falar dela.

Foram dois encontros: um com professores, onde pude conhecer um pouco da dinâmica escolar e social da cidade e, outro, à noite, quando, pro meu espanto, havia um ginásio (veja bem, ginásio!) à minha espera. Meu espanto cresceu ainda mais ao perceber que a platéia tinha informações pra me fazer perguntas muito substanciosas, tanto sobre o que escrevo, como também sobre as dúvidas pessoais e artísticas deles. Havia muitos jovens angustiados com sua opção profissional, mais especificamente um grupo de jovens artistas locais, preocupados em como criar fora do centro formador de opinião. Pudemos falar disso, contei minhas experiências, ouvi as deles, estimulando-nos mutuamente pra continuar na batalha da expressão.

Houve uma cuidadosa preparação das pessoas que estavam ali. Escolas leram meus livros e peças, aconteceram seminários com meus roteiros e filmes, trabalhos em torno disso foram produzidos... Freqüentemente escritores e leitores são postos uns diante dos outros sem muito critério, confiando na eventual capacidade de entreter do palestrante e dando-se muito pouca atenção para a sua obra (que é, afinal, o que devia estar em discussão). Não foi o caso e, com o cuidado do pessoal do SESC, pude falar mais profundamente dos temas que me afligem e e afligiam parte da platéia. Guardo a sensação prazerosa de ter "sido aproveitado" e, assim, tê-los aproveitado mais também.

O cachê é honesto, as condições locais são excelentes e, gostaria de te propor pensar na possibilidade de ampliar essa idéia pra outras unidades da instituição. Como você bem sabe, está ocorrendo uma efetiva renovação de idéias e quadros na literatura e dramaturgia brasileiras e penso que esse tipo de iniciativa, além de aproximar público e artistas, qualifica a todos como cidadãos civilizados, aptos a se colocar criticamente diante da cultura que é produzida por eles e em seu nome.

Muito obrigado, mas muito obrigado mesmo, pela oportunidade e parabéns pela sua equipe! È gente criativa e de alta capacidade!

Abraço;

Fernando Bonassi


Nenhum comentário: