Projeto que estimula o hábito e o prazer pela leitura e escrita, ampliando a visão de mundo e os conceitos de cidadania dos participantes, por meio do contato direto com o processo de criação artístico-literária e com autores contemporâneos.Já passaram pelo projeto autores como: Ignácio de Loyola Brandão, Arnaldo Antunes, Lourenço Diaféria, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Ziraldo, Adélia Prado, Walcyr Carrasco, Luiz Puntel, Marina Colassanti, Fernando Bonassi, Ana Maria Machado, Eva Furnari, Fanny Abramovith, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Menalton Braff, Fabrício Carpinejar, Daniel Munduruku, Marçal Aquino, Rubem Alves, César Obeid, Heloisa Prieto, Ricardo Filho, Mary França e Eliardo França.
Durante os meses de setembro, outubro e novembro, mais um módulo do projeto realiza-se, dessa vez, com a escritora e ilustradora Eva Furnari.

10 agosto 2008

Agenda dos Projetos "Fazer Literário" e "Com a Palavra" na 20ª Bienal do Livro - São Paulo

DIA 14 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA
16h – FAZER LITERÁRIO: MARÇAL AQUINO



Encontro com o jornalista, escritor e roteirista de filmes como O invasor, Crime delicado, Cão sem dono e O cheiro do ralo. Entre os livros de Aquino, estão os volumes de contos Faroestes e Famílias terrivelmente felizes e os romances Cabeça a prêmio e Eu receberia as piores noticias dos seus lindos lábios.


DIA 15 DE AGOSTO, SEXTA-FEIRA
14h - FAZER LITERÁRIO PARA CRIANÇAS: DANIEL MUNDURUKU


Encontro com o autor de Coisas de índio e Contos indígenas brasileiros para um bate-papo sobre sua produção infanto-juvenil. Daniel Munduruku é graduado em Filosofia, doutorando em Educação na USP e diretor-presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI).



DIA 16 DE AGOSTO, SÁBADO
16h - COM A PALAVRA: NÉLIDA PIÑON




A autora encontra o público para conversar sobre sexualidade e erotismo. Jornalista, romancista e escritora integrante da Academia Brasileira de Letras, recebeu, em 2005, o Prêmio Príncipe de Asturias das Letras, conferido na cidade espanhola de Oviedo.


DIA 17 DE AGOSTO, DOMINGO
12h - FAZER LITERÁRIO PARA CRIANÇAS: FABRÍCIO CARPINEJAR


Encontro com o autor de Filhote de Cruz-Credo, para um bate-papo sobre sua produção infanto-juvenil. Fabrício Carpinejar, é poeta, cronista, jornalista e professor, mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS.


DIA 18 DE AGOSTO, SEGUNDA-FEIRA
16h - COM A PALAVRA: IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO




O autor conversa sobre memória e produção literária. Ignácio de Loyola Brandão iniciou carreira em 1968, com o romance Bebel que a cidade comeu. Dentre os prêmios que recebeu está o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Contos, pelo seu O homem que odiava a segunda-feira, em 2000.


DIA 19 DE AGOSTO, TERÇA-FEIRA
14h - FAZER LITERÁRIO PARA CRIANÇAS: EVA FURNARI


Encontro com a escritora e ilustradora de livros infantis como Anjinho e Lolo Barnabé. As obras de Eva abordam temas como respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. Nos livros, as ilustrações dialogam com a linguagem verbal e apresentam diferentes possibilidades de leitura do mesmo texto.



14h - FAZER LITERÁRIO PARA CRIANÇAS: MENALTON BRAFF



Bate-papo como o autor de À sombra do cipreste, vencedor do Prêmio Jabuti de 2000. Radicado no interior de São Paulo desde 1987, Braff divide seu tempo entre o ensino da língua portuguesa, palestras e a produção literária.

DIA 23 DE AGOSTO, SÁBADO
14h - FAZER LITERÁRIO: ANA MARIA MACHADO



Encontro com a autora. Com mais de 100 livros infantis e adultos publicados no Brasil, a escritora nascida em Santa Tereza (RJ) passou a integrar a Academia Brasileira de Letras em 2003. Além do premiado trabalho com literatura infantil, sua biografia inclui um doutorado sob a orientação do semiólogo francês Roland Barthes.


16h - COM A PALAVRA: MARINA COLASANTI


A autora conversa com o público sobre literatura e relacionamentos. Nascida em Asmara (Etiópia), a escritora publicou livros de gêneros como contos, crônicas, poemas e histórias infantis. Recebeu o Prêmio Jabuti com Eu sei mas não devia (1996).

Nenhum comentário: