Ao longo dos anos, o SESC Catanduva desenvolveu um trabalho voltado para o incentivo à leitura, realizando concursos literários, envolvendo escolas de Catanduva e região, nessa ação cultural a cada ano encontrou maior número de participantes. Iniciando esta ação com 1.726 estudantes , prosseguiu até 1.999 com o envolvimento de 10.000 estudantes de 26 escolas.
Em 2000, avaliando os resultados, observaram-se diversas carências, principalmente quanto a compreensão do processo de produção e de interpretação das obras envolvidas, por faltar aos participantes o conhecimento do “fazer literário”.
Notou-se, também , a necessidade de criar-se mecanismos que propiciassem o envolvimento no processo de incentivo à leitura, para todos os segmentos da comunidade, ampliando os limites antes restritos aos estudantes.
Com base nessas avaliações, o SESC Catanduva incrementou sua ação na área de Literatura, com o realização do projeto “Encontro Marcado com o Fazer Literário”, realizando-o em parceria com a Prefeitura do Município e Diretoria de Ensino, estimulando o hábito e o prazer pela leitura e escrita, por meio de oficinas e do contato direto com o processo de criação artístico-literária e com autores contemporâneos.
E neste ano, os gêneros literários desenvolvidos foram: Conto, culminando com a presença do escritor Ignácio de Loyola Brandão; Poesia, com a participação de Arnaldo Antunes e Crônica, que contou com a presença do escritor Lourenço Diaféria. Nos três módulos desse ano, aconteceram oficinas literárias envolvendo estudantes e educadores antecedendo a vinda do escritor.
-->
--> -->
Para 2002, a ação processual do projeto foi ampliada com a criação do momento “Entre Falas Literárias” e a inserção de atividades que proporcionem a interação da literatura com outras expressões artísticas e a programação foi desenvolvida tendo como referência as obras da escritora Adélia Prado.
-->
Além de estudantes e professores, artistas locais se envolveram nessa ação através da inter-relação entre pintura e literatura, ainda no mesmo ano, o escritor desenvolvido foi Walcyr Carrasco, o que possibilitou-nos a exploração da linguagem publicitária, presente em sua obra. Nesse momento houve a aproximação de alunos e professores da área de comunicação ao projeto.
-->
Nos meses de setembro e outubro, a programação desenvolvida teve como referência as obras de Luiz Puntel, destacando as complexidades sociais regionais da economia açucareira e a exploração humana retratada em sua obra Açucar Amargo, proporcionando assim o envolvimento de profissionais de outras áreas da educação.
E em seu primeiro módulo o projeto destacou a produção literária da escritora e jornalista, Marina Colassanti e em seu segundo módulo recebeu o escritor, roteirista e cineasta Fernando Bonassi e mais uma vez em parceria com a Universidade de Passo Fundo/RS o projeto recebe o escritor Luis Antonio Assis Brasil.
Em 2004, o projeto foi realizado em dois módulos no segundo semestre, as escritoras convidadas foram Ana Maria Machado (presidente da Academia Brasileira de Letras) e Eva Furnari.
Em 2005 , a produção literária de Fanny Abramovich, escritora/arte-educadora esteve em pauta em mais um módulo do projeto , ainda nesse ano, nos meses de outubro e novembro o enfoque será a produção literária do escritor Pedro Bandeira , culminando com a vinda do escritor no dia 10 e novembro.
Com a realização deste projeto , o SESC Catanduva vem resgatando o hábito e o prazer pela leitura e escrita, ampliando a visão de mundo e os conceitos de cidadania dos participantes, por meio do contato direto com o processo de criação artístico-literária e com autores contemporâneos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário