Projeto que estimula o hábito e o prazer pela leitura e escrita, ampliando a visão de mundo e os conceitos de cidadania dos participantes, por meio do contato direto com o processo de criação artístico-literária e com autores contemporâneos.Já passaram pelo projeto autores como: Ignácio de Loyola Brandão, Arnaldo Antunes, Lourenço Diaféria, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Ziraldo, Adélia Prado, Walcyr Carrasco, Luiz Puntel, Marina Colassanti, Fernando Bonassi, Ana Maria Machado, Eva Furnari, Fanny Abramovith, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Menalton Braff, Fabrício Carpinejar, Daniel Munduruku, Marçal Aquino, Rubem Alves, César Obeid, Heloisa Prieto, Ricardo Filho, Mary França e Eliardo França.
Durante os meses de setembro, outubro e novembro, mais um módulo do projeto realiza-se, dessa vez, com a escritora e ilustradora Eva Furnari.

Projeto Encontro Marcado com o Fazer Literário



Ao longo dos anos, o SESC Catanduva desenvolveu um trabalho voltado para o incentivo à leitura, realizando concursos literários, envolvendo escolas de Catanduva e região, nessa ação cultural a cada ano encontrou maior número de participantes. Iniciando esta ação com 1.726 estudantes , prosseguiu até 1.999 com o envolvimento de 10.000 estudantes de 26 escolas.
Em 2000, avaliando os resultados, observaram-se diversas carências, principalmente quanto a compreensão do processo de produção e de interpretação das obras envolvidas, por faltar aos participantes o conhecimento do “fazer literário”.
Notou-se, também , a necessidade de criar-se mecanismos que propiciassem o envolvimento no processo de incentivo à leitura, para todos os segmentos da comunidade, ampliando os limites antes restritos aos estudantes.
Com base nessas avaliações, o SESC Catanduva incrementou sua ação na área de Literatura, com o realização do projeto “Encontro Marcado com o Fazer Literário”, realizando-o em parceria com a Prefeitura do Município e Diretoria de Ensino, estimulando o hábito e o prazer pela leitura e escrita, por meio de oficinas e do contato direto com o processo de criação artístico-literária e com autores contemporâneos.

Texto - Revista Digital
-->
E neste ano, os gêneros literários desenvolvidos foram: Conto, culminando com a presença do escritor Ignácio de Loyola Brandão; Poesia, com a participação de Arnaldo Antunes e Crônica, que contou com a presença do escritor Lourenço Diaféria. Nos três módulos desse ano, aconteceram oficinas literárias envolvendo estudantes e educadores antecedendo a vinda do escritor.

Texto - Revista Digital Em 2001, os gêneros abordados foram: Romance, culminando com a presença da escritora Lygia Fagundes Telles e Literatura infanto-juvenil , com a participação do escritores Moacyr Scliar ( escritor gaúcho – atividade co-realizada com a Universidade de Passo Fundo/RS) e Ziraldo. Os três módulos desse ano, integraram em sua programação oficinas literárias envolvendo estudantes e educadores antecedendo a vinda do escritor.
-->
Texto - Revista Digital
-->
Neste ano inicia-se nossa parceria com a Universidade de Passo Fundo.
Texto - Revista Digital
-->
Para 2002, a ação processual do projeto foi ampliada com a criação do momento “Entre Falas Literárias” e a inserção de atividades que proporcionem a interação da literatura com outras expressões artísticas e a programação foi desenvolvida tendo como referência as obras da escritora Adélia Prado.
Texto - Revista Digital
-->
Além de estudantes e professores, artistas locais se envolveram nessa ação através da inter-relação entre pintura e literatura, ainda no mesmo ano, o escritor desenvolvido foi Walcyr Carrasco, o que possibilitou-nos a exploração da linguagem publicitária, presente em sua obra. Nesse momento houve a aproximação de alunos e professores da área de comunicação ao projeto.
Texto - Revista Digital
-->
Nos meses de setembro e outubro, a programação desenvolvida teve como referência as obras de Luiz Puntel, destacando as complexidades sociais regionais da economia açucareira e a exploração humana retratada em sua obra Açucar Amargo, proporcionando assim o envolvimento de profissionais de outras áreas da educação.

exto - Revista Digital Em 2003, chega-se a conclusão de que, em sua concepção inicial, o projeto abordava um determinado gênero literário e um escritor, passando em seguida a abordar o escritor e os gêneros com os quais ele trabalha, e é com esse perfil que demos continuidade ao projeto neste ano, além de aplicarmos ao módulo, nele inserindo outras áreas do conhecimento e linguagens artísticas, a partir da obra de diversos autores. Sentimos também a necessidade de que as atividades do projeto estivessem integradas a outros programas da Unidade, proporcionando ações intergeracionais.
Marina Colassanti
Texto - Revista Digital
-->
Fernando Bonassi
Texto - Revista Digital
-->
Texto - Revista Digital
-->
E em seu primeiro módulo o projeto destacou a produção literária da escritora e jornalista, Marina Colassanti e em seu segundo módulo recebeu o escritor, roteirista e cineasta Fernando Bonassi e mais uma vez em parceria com a Universidade de Passo Fundo/RS o projeto recebe o escritor Luis Antonio Assis Brasil.

Em 2004, o projeto foi realizado em dois módulos no segundo semestre, as escritoras convidadas foram Ana Maria Machado (presidente da Academia Brasileira de Letras) e Eva Furnari.
Em 2005 , a produção literária de Fanny Abramovich, escritora/arte-educadora esteve em pauta em mais um módulo do projeto , ainda nesse ano, nos meses de outubro e novembro o enfoque será a produção literária do escritor Pedro Bandeira , culminando com a vinda do escritor no dia 10 e novembro.
Com a realização deste projeto , o SESC Catanduva vem resgatando o hábito e o prazer pela leitura e escrita, ampliando a visão de mundo e os conceitos de cidadania dos participantes, por meio do contato direto com o processo de criação artístico-literária e com autores contemporâneos.




Nenhum comentário: