Projeto que estimula o hábito e o prazer pela leitura e escrita, ampliando a visão de mundo e os conceitos de cidadania dos participantes, por meio do contato direto com o processo de criação artístico-literária e com autores contemporâneos.Já passaram pelo projeto autores como: Ignácio de Loyola Brandão, Arnaldo Antunes, Lourenço Diaféria, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Ziraldo, Adélia Prado, Walcyr Carrasco, Luiz Puntel, Marina Colassanti, Fernando Bonassi, Ana Maria Machado, Eva Furnari, Fanny Abramovith, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Menalton Braff, Fabrício Carpinejar, Daniel Munduruku, Marçal Aquino, Rubem Alves, César Obeid, Heloisa Prieto, Ricardo Filho, Mary França e Eliardo França.
Durante os meses de setembro, outubro e novembro, mais um módulo do projeto realiza-se, dessa vez, com a escritora e ilustradora Eva Furnari.

26 setembro 2008

Segundo Semestre - Rubem Alves


O Projeto Encontro marcado com o Fazer Literário recebe no segundo semestre de 2008 o escritor Rubem Alves.

Rubem Alves
Nasceu no dia 15 de setembro de 1933 em Boa Esperança, no sul de Minas Gerais, cidade naquele tempo chamada de Dores da Boa Esperança. Ela é conhecida pela serra imortalizada por Lamartine Babo e Francisco Alves na música "Serra da Boa Esperança".

No período de 1953 a 1957 estudou Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas (SP), tendo se transferido para Lavras (MG) em 1958, onde exerceu a função de pastor naquela comunidade até 1963.

Em 1963 foi estudar em Nova York, voltando ao Brasil com o título de mestre em Teologia pelo Union Theological Seminary. Abandonou a igreja presbiteriana e retornou com a família para os Estados Unidos. Lá, tornou-se doutor em Filosofia (PhD) pelo Princeton Theological Seminary.

Sua tese de doutoramento em Teologia, “A theology of human hope”, publicada em 1969 pela editora católica Corpus Books, é, no seu entendimento, “um dos primeiros brotos daquilo que posteriormente recebeu o nome de Teoria da Libertação”.

De volta ao Brasil, por indicação do professor Paul Singer, foi contratado para dar aulas de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (SP).
Foi nomeado professor titular na Faculdade de Educação da Unicamp e, em 1979, professor livre-docente no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas daquela universidade.
Convidado pela Nobel Foundation, proferiu conferência intitulada “The quest for peace”.
No início da década de 80 tornou-se psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise.
O escritor é membro da Academia Campinense de Letras, professor emérito da Unicamp e cidadão honorário de Campinas, onde recebeu a medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura.
Mora em Campinas e dedica boa parte do tempo a escrever crônicas e artigos. Semanalmente, publica suas crônicas no jornal Correio Popular e também é colunista da Folha de S. Paulo, no caderno Sinapse.

Possui mais de 50 obras publicadas em diversos idiomas. Autor de crônicas, de livros sobre educação e infantis, ele guia seus leitores pelas paisagens da beleza e considera seus companheiros de viagem filósofos como Bachelard e Nietzsche, poetas como Fernando Pessoa, Adélia Prado e Cecília Meireles.
Mineiro, é fácil perceber sua veia de contador de estórias. Mas nota-se também sua vasta cultura, como ele mescla conhecimento com sabedoria e traduz isso numa escrita simples, de frases curtas. O certo é que suas obras nos ajudam a refletir sobre o que realmente importa na vida, a voltar os olhos para o que há de mais humano, para o essencial.Sua mais recente obra, “Poesia do encontro” foi escrita em parceria com Elisa Lucinda.

Nenhum comentário: